ICDH

Quem somos?

O Instituto de Cidadania e Direitos Humanos– é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, criada em 03 de Março de 2017 no Brasil, buscando ampliar o número de educadorxs e defensorxs de direitos humanos.

A idealização do Instituto nasce, em Minas Gerais na cidade de Alfenas, do encontro de amigas e amigos que atuavam juntos  em ações na defesa dos direitos humanos. Em 2017, ano de sucessivos retrocessos e perdas de direitos pela população brasileira surge o ICDH como uma chama de resistência. Veja quem são as pessoas que contribuem com o ICDH.

Nossos príncipios

Missão

Contribuir para a construção de uma sociedade justa, democrática e livre de violações de direitos por meio da ampliação do acesso à justiça e da participação social em espaços políticos-estatais de decisão.

Como atuamos

Em todo o Estado Brasileiro, para identificar, prevenir e mitigar de forma voluntária os impactos negativos das violações sobre os direitos humanos, realizando avaliações de impacto e medidas de prevenção a fim de buscar uma sociedade mais justa e igualitária de forma coordenada

Valores

Respeito às diversidades: de gênero, orientação sexual, convicções religiosas, políticas, localização geográfica, cor, etnia, idade e deficiências; Enfrentamento a todas as formas de opressão e violência; Ética; Transparência na gestão; Transparência nas relações com estado, sociedade civil e instituições privadas. Democratização do acesso ao conhecimento.

Veja nossas ações

O ICDH encaminhou ofício ao Ministério Público Estadual sobre a situação dos presos em Alfenas

o Instituto de Cidadania e Direitos Humanos de Alfenas (ICDH) encaminhou ofício ao Ministério Público Estadual para que sejam tomadas providências em relação à situação dos detentos que não estão contaminados e também quanto aos cuidados referentes à saúde dos que se encontram contaminados e apresentam os sintomas da doença, necessitando de assistência médica adequada.

ICDH publica nota de repúdio após transferência de 102 mulheres para o presídio de Alfenas

O Instituto de Cidadania e Direitos Humanos teve conhecimento que todas as 102 mulheres que estavam presas na cadeia pública da cidade de Botelhos – MG, foram transferidas para o presídio de Alfenas devido o fechamento daquela unidade prisional.
É notório que o presídio masculino de Alfenas não possui condições mínimas para receber 102 mulheres para cumprimento de pena.

Instituto de Cidadania vai ao MP denunciar campanha antecipada

O Instituto de Cidadania e Direitos Humanos informou que protocolou, na segunda-feira, uma representação junto ao Ministério Público Eleitoral denunciando campanha eleitoral antecipada. A denúncia é em relação a um outdoor instalado em cima da Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds) e em frente ao Fórum Milton Campos.

 

Conheça quem faz o ICDH