O Instituto de Cidadania e Direitos Humanos – ICDH, recebeu grave denúncia de prática de crime de racismo e apologia ao nazismo ocorrido em dia 25/05/2023 nas dependências da sala de aula do curso Tecnico em Agroécuáriado Instituto Federal do Sul de Minas –polo de Machado MG. Segundo informações recebidas pelo ICDH uma aluna branca envolveu o braço de uma aluna negra COM PÓ de GIZ BRANCO e disse que aquilo era pra ela não sofrer mais racismo, pois a mesma era constantemente vitima de preconceito racial.
A suposta agressora, segundo informações tem o costume de prestar continência ao regime nazista fazendo elogios ao símbolo da suástica, em determinada oportunidade desenhou o referido símbolo no quadro da sala de aula.
O ICDH na data de 05/06/23 enviou email à direção do Instituto Federal solicitando informações sobre quais providencias estão sendo tomadas, no entanto, até o momento não obetve resposta.
Tendo em vista a natureza e a gravidade das condutas praticadas, além de seu potencial estimulante de comportamento social abominável e ameaçador à normalidade do convívio é fundamental providencias de medidas enérgicas e exemplares. O ICDH espera que o Instituto Federal do Sul de Minas não se omita diante da gravidade dos fatos. O espaço está aberto para manifestação do IFSM.
Suástica desenhada em sala de aula do IFSM polo de Machado MG
O INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS respondeu ao questionamento do ICDH e informou quais providencias estão sendo tomadas pela direção, conforme oficio abaixo.